12 de outubro de 2012

O Príncipe dos Poetas Brasileiros
PAULO BOMFIM
Tribunal da Justiça/Centro Cultural


















" Um país sem memória  e como uma árvore sem raizes: qualquer vento derruba."

Antonio Triste( Estréia 1947)

" Considero o soneto o traje a rigor do pensamento"

Mais bela homenagem: Academia Paulista de Magistrados 2002


ARMORIAL

Primeiro foi o mar, selva noturna
Com solidão de estrela na manhã;
Houve ramos de sal sobre saudades,
E falhas transparentes de lembranças

Primeiro foi o mar terra perdida
Na oscilação de velas e montanhas,
Houve marcos plantado em salsugem,
E fronteiras na espuma descoberta.

Primeiro foi o mar, o chão de espanto,
Sulcado pela quirela dos arados
Que o vento fecundou em noite escura...

Depois, houve caminhos e sementes;
O sonho despertou sereias brancas,
E a treva amanheceu em madrugada.

Armorial I

Tão tarde seria
Se apenas chegasses
Vestida de verbos
Que as lendas conjugam.
Se fosse o afago
Pousado em meu braço,
O vago retórico
De gaios torneios
Tão tarde
Seria se apenas trouxesses
O limbo em teu ventre
E cítaras mudas
Tocadas de ausência
Se esfera flutuassem
No vinho proibido,
Apenas legasses
O sal a meu golfo,
E um gosto do vazio
Aos frutos que espero;
Tão tarde seria!
Canções- Paulo Bomfim


Um comentário:

  1. Meu nome é António Batalha, estive a ver e ler algumas coisas de seu blog, achei-o muito bom, e espero vir aqui mais vezes. Meu desejo é que continue a fazer o seu melhor, dando-nos boas mensagens.
    Tenho um blog Peregrino e servo, se desejar visitar ia deixar-me muito honrado.
    Ps. Se desejar seguir meu blog será uma honra ter voce entre meus amigos virtuais, decerto irei retribuir com muito prazer. Siga de forma que possa dar com seu blog.
    Deixo a minha benção e a paz de Jesus.

    ResponderExcluir